Gerenciamento do rebanho leiteiro

Além da genética dos animais, a produtividade está diretamente ligada à eficiência empregada nos sistemas de produção, manejo e gerenciamento. O programa Fazenda fornece as ferramentas necessárias que conduzem para as decisões certas.

Conjunto de Medição M501z e Mini

O novo sistema de identificação  automático LF505, permite que você mantenha o controle do seu rebanho e diferencie seus animais.


1 - A antena fixada no portão de entrada da sala de ordenha recebe o sinal do brinco  localizador que identifica o animal. 
2 - O sistema é ativado durante a passagem do animal em frente ao campo magnético da antena fixa;
3 - O brinco localizador na orelha do animal é ativado e responde com seu número de identificação; 
4 - Os dados são enviados para o software de gerenciamento Gimenez Fazenda. 

Exemplo de uma instalação básica. Toda instalação está condicionada a estrutura da sala de ordenha.

​​Ter acesso as informações são fundamentais para a tomada de decisões e mensuração de resultados. Identificar os animais amplia o acesso a informações, pode-se conferir diversos dados referentes a produtividade, saúde, estado reprodutivo e muito mais!

BRINCO DE 

IDENTIFICAÇÃO

RFID LF

ANTENA

IDENTIFICAÇÃO RFID LF 505 

IDENTIFICAÇÃO

ANIMAL

Automática

Conjunto de Medição M501z + Identificação Visual:

Visual
Manual

Conjunto de Medição M501z + Identificação Manual + Fazenda:

Conjunto de Medição M501z + Identificação Automática + Fazenda:

Ao optar pela identificação visual, você pode manter o controle de seu rebanho e diferenciar seus animais.

O colar de identificação GMZ é de alta resistência, utiliza placas numéricas em plástico ABS com gravação à laser.
Esta é a forma mais simples de implantar identificação animal em sua propriedade.


 

O sistema de identificação animal foi desenvolvido para trabalhar com o Conjunto de Medição M501z e o Software Gimenez Fazenda.
Com o processo automatizado, os animais são identificados logo quando entram no ponto de ordenha. Durante o processo, todos os dados coletados e enviados ao Software Gimenez Fazenda, onde as informações são apresentadas em tempo real e armazenadas em segurança.
• Pode ser adicionado o Painel de Correção OP500z, para eventuais correções na identificação de colares.

Utilizando Identificação Visual com numeração cadastrada manualmente no Painel OP500z, vinculado ao Software de gerenciamento Gimenez Fazenda, resulta em um controle de produção obtido de forma econômica.
No Painel OP500z é digitado o número do animal e ponto de ordenha onde o mesmo se encontra, essas informações são associadas às informações do Medidor M501z, após este processo, são enviadas ao software que registra e arquiva os dados.

 

Vaca identificada automaticamente
Software Fazenda
m501z
Colar de identificação automática
Vaca identificada visualmente
Placas em ABS e gravação à laser
Colar de identificação visual
Vaca identificada visualmente
Painel de correção OP500z
Software Fazenda
Colar de identificação visual

• A tecnologia de identificação GMZ está dentro das normas que  regulamentam a segurança do animal.

• Sistema de Identificação animal MANUAL é indicado para rebanhos de até 60 vacas em lactação.

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO

GIMENEZ FAZENDA

O programa de gerenciamento Fazenda foi desenvolvido para unir o Conjunto de Medição M501z ou Mini com o sistema de identificação animal automática ou manual, formando um gerenciamento de rebanho eficiente. Com o software é possível gerenciar dados referentes à saúde animal, eficiência da ordenha, reprodução, produção, entre outros.

 

Funcionamento do sistema: Através de uma antena instalada na sala ou bastão de identificação, o número do RFID (chip) do animal é enviado para o sistema que reúne também as informações enviadas pelo medidor de leite registrando o desempenho dos animais a cada ordenha.

Os dados obtidos são armazenados em segurança e servirão para controle, gerenciamento e base para estabelecer estratégias de manejo do rebanho leiteiro.

Computador-Celular-Gimenez-Fazenda.png
gerenciamentoicons.png

Clique nas imagens para ampliar.

Tela_Resumo.jpg
Resumo

A página inicial do programa apresenta um resumo das ordenhas do dia atual, do dia anterior, da semana e do rebanho. Também possui gráfico da produção do mês e do ano.

 

Clicando sobre o resumo da Sala de Ordenha abre a página com a ordenha em tempo real. Através dos ícones e informações você acompanha de perto a produção do seu rebanho.

DADOS DE ORDENHA EM TEMPO REAL!

Tela_Tempo-Real.jpg
Tela_Grafico.jpg
Gráficos

Os Gráficos tornam mais fácil a análise de informações como: curva de lactação, fluxo e condutividade da ordenha, produção mensal, produção anual, entre outros.

Relatórios

O sistema Gimenez Fazenda permite gerar e também imprimir relatórios de forma simples e prática.
Os relatórios abordam dados de produção total, média de produção do rebanho, tempo de ordenha, vacas não ordenhadas, vacas com maior ou menor produção de acordo com o período selecionado e a ordenha selecionada.
Permite gerar tabelas de produção com todas as vacas ordenhadas e a produção em cada dia conforme o tempo selecionado.
No relatório de reprodução temos os eventos do último ciclo reprodutivo do animal bem como projeção de eventos futuros como data da secagem e data do parto.
Todos esses dados podem ser visualizados diretamente na tela no seu navegador ou gerados em formato de planilha eletrônica para importação ou manipulação dos dados.

Tela_Relatorios.jpg
Tela_Cadastro.jpg
Cadastros

Esta função permite cadastrar, alterar ou excluir dados do rebanho. Abriga dados do animal, como: nome, número do brinco ou colar, peso, número de inseminações realizadas, nome do pai e da mãe, data de nascimento, dias em ordenha,  lactação atual, situação ginecológica, lote do animal, entre outros.

Tarefas

O sistema Fazenda cria tarefas com base nas informações cadastradas dos animais, auxiliando na gestão das atividades diárias como também a antecipação de acontecimentos. Tarefas como: Vacas aptas a reproduzir, secar, separar para pré parto, novilhas aptas a reproduzir, entre outras.

Tela_Tarefas.jpg